TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ARTEFATO CULTURAL TECNOLÓGICO PARA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO

Autores

  • Jaqueline Santos Vargas Plaça Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Shirley Takeco Gobara
  • Luis Radford

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.11342

Palavras-chave:

Educação Especial, Teoria da Objetivação, Artefatos Culturais, Subjetividade

Resumo

O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em que um dos objetivos foi investigar como as Tecnologias Assistivas (TAs) podem auxiliar alunos com deficiência no processo de aprendizagem em contextos escolares. Utilizando a Teoria da Objetivação como aporte teórico e metodológico, foi elaborada e planejada uma tarefa para alunos cegos e com baixa visão sobre a temática dia e noite. O enfoque das análises está nas interações de duas alunas do ensino fundamental com baixa visão, sob o objetivo de compreender de que maneira as TAs podem auxiliar na tomada de consciência dos saberes científicos constituídos histórica e culturalmente, ao mesmo tempo, em seu estabelecimento como indivíduos solidários, inclusivos e críticos. Os resultados obtidos apontam evidências de que as TAs, embora muitas vezes tenham sido reduzidas à dimensão puramente técnica, como mero auxílio cognitivo, também exercem papel relevante nos processos nos quais os alunos se posicionam socialmente na prática científica.

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ARTEFATO CULTURAL TECNOLÓGICO PARA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.11342. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11342. Acesso em: 1 dez. 2025.