OBJETOS DE APRENDIZAGEM APLICADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ÉPOCA DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA REMOTA

Autores

  • Fabrícia Damando dos Santos
  • Michele Moscardini de Farias Lopes
  • Aline Gonçaves de Farias Fagundes
  • Gladis Falavigna
  • Luciano Andreatta-da-costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Centro Universitário Metodista do IPA

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12931

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem; Aprendizagem a partir de dispositivos móveis; Tecnologias para Educação

Resumo

Este artigo descreve a utilização dos objetos de aprendizagem como recurso didático no ensino fundamental em tempos de pandemia. Foram realizadas lives para professores das redes de ensino, atingindo um total de 571 docentes. Utilizou-se como metodologia um grupo focal formado por 12 professores. Foi constatado que o uso do celular como recurso pedagógico é ainda incipiente, além da importância do acompanhamento familiar.  O custo do acesso à internet, bem como  o uso apenas ao final do dia, estão entre as limitações encontradas. Conclui-se que a cultura digital precisa ser incentivada nas escolas, ampliando as possibilidades de sucesso de experiências em ensino remoto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

OBJETOS DE APRENDIZAGEM APLICADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ÉPOCA DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA REMOTA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12931. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12931. Acesso em: 1 dez. 2025.