PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE IMAGENS FÍLMICAS: UMA ABORDAGEM CTS NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.14964Palavras-chave:
Alfabetização científica, Cinema, Análise fílmica, Recursos didáticosResumo
O cinema, como meio audiovisual que combina som e imagens em movimento, proporciona uma experiência única ao espectador. Os filmes têm ampliado a percepção das possibilidades do olhar sobre as imagens em movimento em comparação com a fotografia do século XIX. Reconhecendo o cinema como um produto das inovações tecnológicas, é possível utilizá-lo como uma ferramenta para promover debates com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas escolas. Este artigo tem como objetivo propor subsídios que auxiliem os professores na seleção e análise de filmes como recursos didático-pedagógicos em aulas de Ciências, com enfoque CTS. São discutidas as relações entre o cinema e o ensino de Ciências, destacando os filmes como recursos didáticos no enfoque CTS. Além disso, é apresentada uma proposta de leitura de imagens fílmicas (LIF) com enfoque CTS, dividida em três etapas: seleção, descrição e interpretação das interações CTS presentes no filme.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thaís Mendes Rocha, Josie Agatha Parrilha da Silva, Bettina Heerdt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR