CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15266Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Construção do Conhecimento, Coletivos de PensamentoResumo
Apresenta-se um estudo realizado com o objetivo de compreender aspectos que caracterizam abordagens da História da Ciência (HC) em estudos que utilizam a epistemologia de Ludwik Fleck. O uso da HC no ensino de Ciências (EC) tem sido foco de pesquisas no Brasil que buscam contribuir na construção de entendimentos acerca de como os estudantes compreendem os conceitos e teorias científicas, e, também, como constroem uma visão da Ciência e dos cientistas. Com essa perspectiva, Ludwik Fleck, epistemólogo alemão, propôs a utilização da HC por meio de estudos que relacionem aspectos culturais, históricos, políticos e sociais. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo revisão bibliográfica em que utilizou-se como objeto de investigação dissertações e teses publicadas no Brasil, que utilizam o referencial de Ludwik Fleck, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio de uma análise de conteúdo identificou-se 32 estudos, sendo 16 dissertações e 16 teses, no período de 2002 a 2019. Nos trabalhos buscou-se de que forma a HC estava sendo abordada, nesse sentido identificou-se três categorias, sendo: I) Como uma possibilidade para compreender conceitos e analisar coletivos de pensamento; II) Como um campo de estudos da área de ensino de ciências; III) Como um campo de estudos de Fleck. Observou-se de forma mais recorrente nos trabalhos a importância da HC como possibilidade dos estudantes compreenderem os conceitos científicos, sendo 15 dos 32 trabalhos com essa perspectiva. Entende-se com isso, que os estudos que utilizam a epistemologia de Ludwik Fleck contribuem para a construção de uma perspectiva adequada acerca do uso da HC no ensino, o que demonstra a importância dos estudos fleckianos para a área do Ensino de Ciências.
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