INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FOCO NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.16249Palavras-chave:
Tecnologias Digitais (TD), Cálculo Diferencial e Integral (CDI), Formação de Professores de Matemática, Ensino de Matemática, Revisão Sistemática da Literatura (RSL)Resumo
O presente estudo analisa as práticas e contribuições das Tecnologias Digitais – TD no ensino de Cálculo Diferencial e Integral – CDI no processo formativo de professores de Matemática. Propusemos, nesta investigação, responder a duas questões norteadoras: De que forma os recursos digitais influenciam a compreensão conceitual e as abordagens pedagógicas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral para licenciandos em Matemática? E quais poderiam ser as estratégias eficazes para integrar recursos digitais na formação de professores de Matemática, visando melhorar a qualidade do ensino de Cálculo Diferencial e Integral? A pesquisa, utilizou na Revisão Sistemática da Literatura – RSL estudos dos últimos 21 anos (2003 a 2024), tendo o objetivo de identificar como essas tecnologias têm sido integradas ao currículo e igualmente, como influenciam a compreensão conceitual e pedagógica dos futuros professores de Matemática. Constatou-se que o uso de TD deixou de ser uma tendência, tornando-se uma necessidade para modernizar o ensino de Matemática, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e melhorando a qualidade da educação. Evidenciou-se também que a formação profissional docente deve acompanhar esse movimento, capacitando os professores para utilizar metodologias ativas e ferramentas tecnológicas eficazmente. Este estudo conclui que a integração das TD no ensino de CDI potencializa o aprendizado, ao mesmo tempo que capacita os professores para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos.
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