APRENDIZAGEM DE MEDIÇÃO: INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPONTNEOS E CIENTÍFICOS SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16655Keywords:
Medição, Precisão, Confiabilidade, Intervenção pedagógica, Teoria Histórico-CulturalAbstract
Partindo da perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski, este estudo analisou como uma intervenção pedagógica, por meio de uma sequência didática, pode contribuir para a compreensão de conceitos relacionados à medição, como precisão, erro e confiabilidade. Direcionada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a pesquisa utilizou atividades práticas e contextualizadas que exploraram instrumentos como régua, trena, aplicativos digitais e paquímetro. O objetivo foi promover a transição de conhecimentos espontâneos para científicos, valorizando as vivências dos estudantes e integrando-as aos conceitos formais. A metodologia seguiu a abordagem de Intervenção Pedagógica proposta por Damiani et al. (2013) e análise qualitativa conforme Yin (2016). Os resultados indicaram avanços significativos no entendimento e aplicação dos conceitos de medição, com destaque para o papel do parceiro mais capaz e da interação social no processo de aprendizagem. A sequência didática foi formalizada como um texto de apoio para professores, com orientações adaptáveis para diferentes contextos da Educação Básica, visando contribuir para o avanço científico e o aprimoramento das competências dos estudantes. Concluiu-se que a integração entre teoria e prática, mediada por atividades contextualizadas, é essencial para o desenvolvimento das habilidades de medição na Educação Básica.
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