O slam como prática de letramento na escola
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.11338Palavras-chave:
slamResumo
A produção artística do slam se apresenta como uma prática extraordinariamente democrática, englobando as notáveis mudanças provenientes das interações sociais atuais e todas variações que dela provieram. Uma vez que essa prática iniciou em grades centros urbanos e de certa forma se mantém assim, indica um caráter multifacetado e fluído, de forma que a maior parte dos registros desses eventos encontram-se através de narrativas dos participantes ou gravação das performances. A partir da análise desses registros e de materiais bibliográficos, nos propomos a discutir esse gênero. Considerando os conceitos de letramento literário e multiletramentos, também dissertamos sobre o afastamento juvenil da leitura, de forma a possibilitar que jovens encontrem nessa prática um espaço de protagonismo, de (re)descobertas e expressão da própria subjetividade, fazendo uso de temáticas próprias do slam ou criando suas próprias temáticas, pelas demandas apontadas a partir da própria realidade ou externas, através da escrita, oralidade e performance.
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