O slam como prática de letramento na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.11338

Palavras-chave:

slam

Resumo

A produção artística do slam se apresenta como uma prática extraordinariamente democrática, englobando as notáveis mudanças provenientes das interações sociais atuais e todas variações que dela provieram. Uma vez que essa prática iniciou em grades centros urbanos e de certa forma se mantém assim, indica um caráter multifacetado e fluído, de forma que a maior parte dos registros desses eventos encontram-se através de narrativas dos participantes ou gravação das performances. A partir da análise desses registros e de materiais bibliográficos, nos propomos a discutir esse gênero. Considerando os conceitos de letramento literário e multiletramentos, também dissertamos sobre o afastamento juvenil da leitura, de forma a possibilitar que jovens encontrem nessa prática um espaço de protagonismo, de (re)descobertas e expressão da própria subjetividade, fazendo uso de temáticas próprias do slam ou criando suas próprias temáticas, pelas demandas apontadas a partir da própria realidade ou externas, através da escrita, oralidade e performance.

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Biografia do Autor

  • Izandra Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Professora  doutora atua no curso de Licenciatura em Letras do IFRS campus Feliz/RS

  • Fabiane Verardi, Universidade de Passo Fundo

    Professora Doutora do Curso de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo

  • Bruna Nathali Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Aluna do Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar do IFRS campus Feliz

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Publicado

2021-06-19

Como Citar

O slam como prática de letramento na escola. (2021). Revista Desenredo, 17(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.11338