Um olhar (enunciativo) para o conceito de língua no trabalho de sala de aula
Palavras-chave:
Conceito de Língua; Ensino de Língua Materna; Linguística Saussuriana; Linguística Benvenistiana.Resumo
Este artigo objetiva discutir o conceito de língua no Curso de linguística geral, Ferdinand de Saussure (2012), e nos textos “A forma e o sentido na linguagem” e “Semiologia da língua”, de Émile Benveniste (1989). Esta escolha teórica se justifica pela necessidade de conceituar língua, buscando uma reflexão sobre seu ensino na escola de educação básica. A partir dessas leituras, percebemos que a relação entre os autores sobre o conceito de língua ocorre, principalmente, através da noção de signo, organizados em um sistema. Neste artigo, ao refletirmos sobre a relação entre os autores, percebemos que uma aproximação teoria é possível se tomarmos a língua em uso, com os signos manifestados na coletividade, o que, inegavelmente, é relevante ao pensarmos o ensino de língua na escola de educação básica. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e exploratória, em que percebemos que, uma noção enunciativa de língua é uma das possibilidades de trabalho efetivo com a língua materna na escola.
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