Um olhar (enunciativo) para o conceito de língua no trabalho de sala de aula

Autores

  • Claudia Toldo Universidade de Passo Fundo
  • Gabriela Schmitt Prym Martins Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Conceito de Língua; Ensino de Língua Materna; Linguística Saussuriana; Linguística Benvenistiana.

Resumo

Este artigo objetiva discutir o conceito de língua no Curso de linguística geral, Ferdinand de Saussure (2012), e nos textos “A forma e o sentido na linguagem” e “Semiologia da língua”, de Émile Benveniste (1989). Esta escolha teórica se justifica pela necessidade de conceituar língua, buscando uma reflexão sobre seu ensino na escola de educação básica. A partir dessas leituras, percebemos que a relação entre os autores sobre o conceito de língua ocorre, principalmente, através da noção de signo, organizados em um sistema. Neste artigo, ao refletirmos sobre a relação entre os autores, percebemos que uma aproximação teoria é possível se tomarmos a língua em uso, com os signos manifestados na coletividade, o que, inegavelmente, é relevante ao pensarmos o ensino de língua na escola de educação básica. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e exploratória, em que percebemos que, uma noção enunciativa de língua é uma das possibilidades de trabalho efetivo com a língua materna na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Toldo, Universidade de Passo Fundo

    Professora tempo integral de Língua Portuguesa e Linguística no Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Possui Graduação em Letras pela UPF/RS (1990), Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela PUC/MG (1992), Mestrado em Letras (Área de concentração: Teorias do texto e do Discurso) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Pós-doutorado em Linguística, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), com bolsa CAPES. Atualmente é supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame. Na UPF, atua como professora de Língua Portuguesa e Linguística do Curso de Graduação em Letras e professora/orientadora do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras, da mesma Universidade. Realiza estudos na área da Linguística, com ênfase na Linguística da Enunciação, e Linguística do Texto, dedicando-se - principalmente ? ao estudo dos seguintes temas: enunciação (teorias de Émile Benveniste), ensino de língua materna, abordando questões referentes ao ensino da leitura, da produção textual e da sintaxe. Foi Coordenadora Institucional do Pibid/UPF - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras/PPGL. É pesquisadora e bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPQ.

  • Gabriela Schmitt Prym Martins, Universidade de Passo Fundo

    É doutoranda em Letras - Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso. Possui mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2016) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade de Passo Fundo (2013) e especialização lato sensu em Administração Escolar, Supervisão e Orientação. Atualmente além de docente da Licenciatura em Letras, é professora das áreas de língua inglesa e língua portuguesa da Universidade de Passo Fundo. É concursada da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul desde 2014 e, através desse concurso, desempenhou funções de professora de língua inglesa, professora de língua portuguesa, assessora e coordenadora pedagógica. Atualmente, neste vínculo, é professora de língua inglesa e língua portuguesa na E.E.E.F. Cel. Gervásio Lucas Annes. Tem experiência na área de Ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Produção Textual, com ênfase em Linguística e na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de línguas na escola, Base Nacional Comum Curricular, Linguística da Enunciação, desafios da escola pública, uso do livro didático, língua inglesa e formação de professores.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Um olhar (enunciativo) para o conceito de língua no trabalho de sala de aula. (2020). Revista Desenredo, 16(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/11376