Análise de vinhetas sobre a planificação de sequência didática

Autores

  • João Antonio dos Santos de Lima Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Lídia Stutz Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Gerson Anschau Poleze Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Vinhetas, Estágio supervisionado, Sequência didática, Transposição didática, Planificação

Resumo

Esta pesquisa visa a analisar vinhetas produzidas no estágio supervisionado de uma turma de terceiro ano de Letras Inglês, nas quais um aluno-professor registrou suas experiências vivenciadas durante a planificação de uma Sequência Didática (SD). A ancoragem teórica provém do interacionismo sociodiscursivo e de sua proposta de transposição didática de gêneros e da pesquisa narrativa. A geração de dados foi realizada entre os meses de abril a junho de 2019, mediante o registro e seleção de vinhetas sobre produção de SDs. Consideramos os aspectos contextuais, segmentos temáticos, vozes e modalizações. Os resultados apontam que as atividades de estágio de modo geral e o trabalho de reflexividade por meio de vinhetas narrativas oportunizaram um trabalho mais específico considerando os saberes da planificação das aulas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Antonio dos Santos de Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Especialista em Literatura infanto-juvenil e Educação Especial. Possui graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013). Aluno do Curso de Letras - Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

  • Lídia Stutz, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1993), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2012) com estágio doutoral realizado na Universidade de Genebra (Bolsa CAPES- DS - 2010) e pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Professora Adjunta Nível D do Departamento de Letras e do Mestrado em Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste. É líder do grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Práxis Docente - UNICENTRO e integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL. Atuou como coordenadora do Subprojeto PIBID Letras Inglês de agosto 2012 - 2018. De agosto de 2017 a janeiro de 2019 coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (Nível Mestrado) na UNICENTRO. A professora atua no Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e tem experiência na área de Linguística Aplicada à Língua Inglesa, com ênfase nos seguintes temas: ensino de Línguas, interacionismo sociodiscursivo, gêneros textuais, saberes docentes, formação de professores, reflexividade e gestos didáticos.

  • Gerson Anschau Poleze, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Realizou mobilidade internacional no East Coast Language College - Halifax, Canadá (Bolsa concedida pelo PFI-UNICENTRO/SETI-Pr e Languages Canada / 2018), adquirindo certificação de English as a Second Language. Discente do Mestrado em Letras - Interfaces entre Língua e Literatura, na linha de pesquisa em Linguagens, Leitura e Interpretação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2019-2021). Pesquisador em Ciências da Educação (CBO 2035-15): Estratégias de Ensino e Aprendizagem, pelo Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Arcos / IFMG (2019). Aluno dos Cursos de Especialização em "Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão" e "Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa" (2020), ambos pela UniBF / Paraíso do Norte - Pr. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal / Campo Grande (2013). É membro do Grupo de Estudos Gêneros textuais e práxis docente, junto ao CNPQ (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8458521720239451) e vinculado ao Laboratório de Linguagem, Variação e Ensino (LIVE - PPGL / UNICENTRO). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / IFPR, com destaque à participação em uma pesquisa de Pós-Doutoramento envolvendo Autoconfrontação simples e cruzada (ACSC), e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC / UNICENTRO). Possui, ainda, experiência profissional nas áreas administrativa e de assessoramento estratégico de alto nível, no Ministério da Defesa - Exército Brasileiro, onde atuou junto ao comando de unidades militares. Realiza pesquisas na área de gêneros de texto, com foco em modelização didática e construção de sequências didáticas para ensino de língua inglesa na educação infantil e anos iniciais, formação de professores de línguas e análise do papel da língua estrangeira/adicional nos documentos que legislam o ensino na 1ª etapa da educação básica. 

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

Análise de vinhetas sobre a planificação de sequência didática. (2020). Revista Desenredo, 16(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/11497