Sincretismo e produção de sentidos: leitura do pórtico do município de São Miguel das Missões – RS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12693Palavras-chave:
Ensino de leitura, Leitura de Pórticos, São Miguel das Missões, Semi´otica DiscursivaResumo
Os pórticos situados à entrada das cidades/municípios, além de darem as boas-vindas aos visitantes, configuram-se como textos – geralmente sincréticos – que carregam em si elementos associados à história da comunidade e, portanto, dizem sobre ela. Entendemos que explorar esse tipo de leitura (não usualmente ensinada nos bancos escolares), além de contribuir para o crescimento cultural do aluno, pode aprimorar competências leitoras, aguçando o olhar e a capacidade de perceber relações entre os elementos do texto e os discursos a eles subjacentes. Tendo isso em conta, o objetivo deste estudo é analisar o pórtico do município de São Miguel das Missões, observando as figuras e os temas que elas recobrem, com intuito de compreender o que esse monumento diz sobre o povo e a comunidade que ele apresenta. A base teórico-metodológica que ancora o estudo é a semiótica discursiva, principalmente os trabalhos de Barros (2001) e Fiorin (2004, 2006, 2016). Também trazemos contribuições de Bakhtin (2003, 2014) no que tange às relações dialógicas implicadas na produção/recepção de enunciados.
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