Etnografar Clarice: por uma didática do olhar, do ouvir, do escrever e do sentir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i1.13038

Palavras-chave:

autoria, análise do discurso, metodologia de pesquisa, literatura brasileira, Clarice Lispector

Resumo

Este ensaio objetiva refletir sobre a construção de um método para a investigação da autoria em Clarice Lispector, no campo da análise do discurso pêcheutiana. Visando a traçar um percurso metodológico, recorre-se à articulação entre literatura, psicanálise e ciências sociais, compondo uma bricolagem científica e metodológica. São destacadas a necessidade de considerar os elementos biográficos, materiais e históricos da obra de Clarice e, também, as posições-autor assumidas não apenas por ela, mas também pelo analista do discurso em sua escrita e na produção de gestos de interpretação. Aos vértices eminentemente destacados no fazer do antropólogo – o olhar, o ouvir e o escrever – incluímos a necessidade do sentir como possibilidade de afetação do pesquisador pelo seu campo, no caso, pela obra de Clarice Lispector. O etnografar no contexto da pesquisa sobre a autoria, nesse sentido, é empregado como metáfora para uma afetação da, na e através da escrita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

    Professor Associado do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Orientador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP e do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE-USP e da EERP-USP. Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialista em Gestão da Educação: Supervisão Educacional e em Gestão da Educação: Administração Escolar. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal/Bolsa Santander). Realizou dois Pós-Doutorados na Universidade de São Paulo (2013-2015 e 2016-2017) na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (ambos com Bolsa PDJ-CNPq). É Livre-Docente nas áreas de Psicologia da Saúde, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2018. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade (EERP-USP-CNPq). Coordenador do Centro de Psicologia da Saúde da EERP-USP. 

  • Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação São Luís (1986); Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1996); Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, (2002) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Atualmente, é professora associada da Universidade de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa GEDISME - Discurso e Memória: movimentos do Sujeito, filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. É membro do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ELAD/CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas fundamentadas na Análise do Discurso pecheuxtiana, investigando, principalmente, os seguintes temas: autoria, argumentação, leitura, escrita e letramento. Supervisiona estágios curriculares no curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP.

Downloads

Publicado

2022-04-04

Como Citar

Etnografar Clarice: por uma didática do olhar, do ouvir, do escrever e do sentir. (2022). Revista Desenredo, 18(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i1.13038