Etnografar Clarice: por uma didática do olhar, do ouvir, do escrever e do sentir
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v18i1.13038Palavras-chave:
autoria, análise do discurso, metodologia de pesquisa, literatura brasileira, Clarice LispectorResumo
Este ensaio objetiva refletir sobre a construção de um método para a investigação da autoria em Clarice Lispector, no campo da análise do discurso pêcheutiana. Visando a traçar um percurso metodológico, recorre-se à articulação entre literatura, psicanálise e ciências sociais, compondo uma bricolagem científica e metodológica. São destacadas a necessidade de considerar os elementos biográficos, materiais e históricos da obra de Clarice e, também, as posições-autor assumidas não apenas por ela, mas também pelo analista do discurso em sua escrita e na produção de gestos de interpretação. Aos vértices eminentemente destacados no fazer do antropólogo – o olhar, o ouvir e o escrever – incluímos a necessidade do sentir como possibilidade de afetação do pesquisador pelo seu campo, no caso, pela obra de Clarice Lispector. O etnografar no contexto da pesquisa sobre a autoria, nesse sentido, é empregado como metáfora para uma afetação da, na e através da escrita.
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