O polêmico espaço da argumentação inscrito no filme “Entre os muros da escola”

Autores

  • Jonathan Raphael Bertassi da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Soraya Maria Romano Pacífico Universidade de São Paulo (USP)
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Beatriz Ribeiro Prandi Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Discurso. Autoria. Argumentação. Imaginário. Cinema.

Resumo

Neste trabalho, buscamos compreender o imaginário sobre argumentação e autoria na instituição escolar conforme inscrito em efeitos de sentido no filme Entre os Muros da Escola (2008), de Laurent Cantet, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) francesa, de matriz pecheutiana. Através dos conceitos específicos da AD para a análise dos processos discursivos verbais e não verbais de acordo com suas respectivas materialidades significantes, mas sobretudo dos conceitos de argumentação e autoria também conforme tratados especificamente pelo arcabouço teórico da AD, mobilizamos recortes do filme que evidenciem a escola como um aparelho ideológico de Estado calcado num discurso autoritário, mas também, um espaço no qual pode irromper o novo, a ruptura com o já-lá, o acontecimento discursivo, enfim, a abertura para o discurso polêmico tal qual descrito por Orlandi (2003).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonathan Raphael Bertassi da Silva, Universidade de São Paulo (USP)
    Possui graduação em Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Possui mestrado e doutorado em Psicologia pela FFCLRP/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso; discurso não-verbal.
  • Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo (USP)
    Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação São Luís (1986); mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1996); doutorado em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, (2002) e pós-doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas fundamentadas na Análise do Discurso pecheutiana, principalmente nos seguintes temas: autoria, argumentação, leitura e escrita.
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa, Universidade de São Paulo (USP)
    Possui graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto e doutorado direto (2002) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Livre Docência (2009) em Ciência da Informação pela mesma instituição. Desde janeiro de 2003, é docente (MS3) com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de supervisionar pós-doutorados. É parecerista ad hoc do CNPQ e FAPESP; membro de ABRALIN, da ALED, GEL, BRASA, AILP e do GT de Análise do Discurso da ANPOLL. É especialista em Análise do Discurso, atuando principalmente na investigação de materialidades discursivas ligadas aos seguintes temas: mídia, questão agrária, textualidade digital, leitura, subjetividade e discurso. Publicou livros, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Coordena o Grupo de Pesquisa ?Discurso e memória: movimentos do sujeito?, cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ. É membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.
  • Maria Beatriz Ribeiro Prandi, Universidade de São Paulo (USP)
    Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP (USP). Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Bacharela em Biblioteconomia, Ciências da Informação e da Documentação pela FFCLRP (USP). Atualmente é pesquisadora do Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos (E-L@DIS) na FFCLRP (USP).

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O polêmico espaço da argumentação inscrito no filme “Entre os muros da escola”. (2018). Revista Desenredo, 14(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/7401