O cyberpunk: dos livros para as telas. Uma análise do filme Johnny Mnemonic – O ciborgue do futuro

Autores

  • Edgar Roberto Kirchof Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Alessandra da Rosa Trindade Camilo

Palavras-chave:

Cyberpunk. William Gibson. Cinema. Cibercultura. Pós-humano.

Resumo

A partir da análise do filme Johnny Mnemonic – O ciborgue do futuro, baseado no conto homônimo de William Gibson, o presente artigo desenvolve o argumento segundo o qual o gênero literário/cinematográfico cyberpunk atua como uma pedagogia cultural que dissemina representações sobre um sujeito pós-moderno e pós-humano, marcado pela hibridação do homem com máquinas e, principalmente, com as tecnologias digitais. Para atender esse objetivo, o artigo inicia situando o contexto teórico-epistemológico das análises e, na sequência, traz uma seção sobre o gênero cyberpunk, abordando brevemente seu histórico e suas principais características. Em seguida, é analisado o filme Johnny Mnemonic – O ciborgue do futuro. Os principais aportes teóricos utilizados para as reflexões aqui apresentadas são buscados em três campos distintos: na crítica literária dedicada aos estudos sobre cyberpunk, nos Estudos Culturais e nos estudos sobre cibercultura.

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Biografia do Autor

  • Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Letras da ULBRA

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O cyberpunk: dos livros para as telas. Uma análise do filme Johnny Mnemonic – O ciborgue do futuro. (2014). Revista Desenredo, 10(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/4159