O cyberpunk: dos livros para as telas. Uma análise do filme Johnny Mnemonic – O ciborgue do futuro
Palavras-chave:
Cyberpunk. William Gibson. Cinema. Cibercultura. Pós-humano.Resumo
A partir da análise do filme Johnny Mnemonic – O ciborgue do futuro, baseado no conto homônimo de William Gibson, o presente artigo desenvolve o argumento segundo o qual o gênero literário/cinematográfico cyberpunk atua como uma pedagogia cultural que dissemina representações sobre um sujeito pós-moderno e pós-humano, marcado pela hibridação do homem com máquinas e, principalmente, com as tecnologias digitais. Para atender esse objetivo, o artigo inicia situando o contexto teórico-epistemológico das análises e, na sequência, traz uma seção sobre o gênero cyberpunk, abordando brevemente seu histórico e suas principais características. Em seguida, é analisado o filme Johnny Mnemonic – O ciborgue do futuro. Os principais aportes teóricos utilizados para as reflexões aqui apresentadas são buscados em três campos distintos: na crítica literária dedicada aos estudos sobre cyberpunk, nos Estudos Culturais e nos estudos sobre cibercultura.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						