Escrita acadêmica: a resenha como produto de retextualização

Autores

  • Anne Carolline Dias Rocha Prado Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Márcia Helena de Melo Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

escrita acadêmica. resenha. retextualização.

Resumo

Neste trabalho, encaramos a resenha acadêmica como um produto de retextualização. Ancorados em Marcuschi (2010) e Matencio (2002), entendemos a retextualização como um processo de transformação de um texto em outro, que envolve aspectos linguísticos, textuais, discursivos e cognitivos. Dessa forma, pretendemos descrever as operações textuais e discursivas envolvidas no processo de retextualização de um curta-metragem para a escrita de uma resenha acadêmica. Para isso, utilizaremos uma resenha acadêmica escrita por uma dupla de estudantes universitários, e seus dados processuais, a partir do curta metragem Vida Maria. Nossas análises mostraram que, na resenha analisada, os nossos sujeitos estabeleceram uma relação com o curta metragem, ao mesmo tempo em que se posicionaram como avaliadores da obra, mantendo, para isso, um vínculo com a estrutura retórica do gênero e com o texto-base.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anne Carolline Dias Rocha Prado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

  • Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), ambos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Escrita acadêmica: a resenha como produto de retextualização. (2018). Revista Desenredo, 14(2), 255-273. https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/7992