Escrita acadêmica: a resenha como produto de retextualização
Palavras-chave:
escrita acadêmica. resenha. retextualização.Resumo
Neste trabalho, encaramos a resenha acadêmica como um produto de retextualização. Ancorados em Marcuschi (2010) e Matencio (2002), entendemos a retextualização como um processo de transformação de um texto em outro, que envolve aspectos linguísticos, textuais, discursivos e cognitivos. Dessa forma, pretendemos descrever as operações textuais e discursivas envolvidas no processo de retextualização de um curta-metragem para a escrita de uma resenha acadêmica. Para isso, utilizaremos uma resenha acadêmica escrita por uma dupla de estudantes universitários, e seus dados processuais, a partir do curta metragem Vida Maria. Nossas análises mostraram que, na resenha analisada, os nossos sujeitos estabeleceram uma relação com o curta metragem, ao mesmo tempo em que se posicionaram como avaliadores da obra, mantendo, para isso, um vínculo com a estrutura retórica do gênero e com o texto-base.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.