Diários na EJA: leitura literária de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
Palavras-chave:
Leitura literária, Letramento literário, Diário de leitura, EJA, Quarto de despejoResumo
Este trabalho sintetiza uma prática docente realizada com turmas de ciclo IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da rede pública da capital paraibana, em 2017. Essa proposta atendia a um requisito do Programa de Mestrado Profissional em Letras, resultando em uma Dissertação de Mestrado e compreendendo a realização de sequência básica de letramento literário (COSSON, 2014), assim como observação e análise da produção de diários de leitura pelos estudantes (MACHADO, 2005; ROUXEL, 2012). Com a pesquisa e a intervenção pedagógica em questão, buscou-se promover a leitura literária na EJA por meio de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. O conjunto das produções dos alunos demonstrou que o exercício da escrita de diários de leitura pode desenvolver a expressão de pontos de vista mais críticos e a apreensão da linguagem literária, prezando a subjetividade leitora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						 
							