Humor e estereótipos no YouTube: uma análise multimodal crítica do anúncio audiovisual “Slow Dove men + care"

Autores

  • Roziane Keila Grando UNICAMP

Palavras-chave:

multimodalidade, gênero, anúncio audiovisual, estereótipos

Resumo

O presente artigo teve como objetivo identificar como se constrói multimodalmente a noção e a relação de gênero no anúncio audiovisual que circulou na internet, mais especificamente no YouTube, e foi amplamente divulgado em 2013, intitulado Slow: Dove Men + Care. Para tanto, foi utilizada, como abordagem teórico-analítica, a Semiótica Social. A análise multimodal foi direcionada três metafunções da Gramática do Design visual (Reading Images): Ideacional, Interpessoal e Textual. Com a discussão proposta acerca dos gêneros e a análise do anúncio, percebeu-se que à proporção que esses estereótipos são criados e representados pela mídia, também são evidenciadas pela mídia formas de ser/atuar que a sociedade preconiza, já que estão imbuídos nesses discursos comportamentos, valores e atitudes acerca de um ou outro gênero, formulando posturas de masculinidade ou feminilidade e relações de poder entre eles.

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Biografia do Autor

  • Roziane Keila Grando, UNICAMP

    Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2011). Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora substituta do Curso de Letras Português e Literatura Portuguesa da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Tem experiência na área de linguística, com ênfase em linguística aplicada, atuando nos seguintes temas: formação de professores, novos e multi letramentos, TIC e Educação à distância. E-mail: kekegrando@yahoo.com.br

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Publicado

2019-03-21

Como Citar

Humor e estereótipos no YouTube: uma análise multimodal crítica do anúncio audiovisual “Slow Dove men + care". (2019). Revista Desenredo, 15(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/8889