Humor e estereótipos no YouTube: uma análise multimodal crítica do anúncio audiovisual “Slow Dove men + care"
Palavras-chave:
multimodalidade, gênero, anúncio audiovisual, estereótiposResumo
O presente artigo teve como objetivo identificar como se constrói multimodalmente a noção e a relação de gênero no anúncio audiovisual que circulou na internet, mais especificamente no YouTube, e foi amplamente divulgado em 2013, intitulado Slow: Dove Men + Care. Para tanto, foi utilizada, como abordagem teórico-analítica, a Semiótica Social. A análise multimodal foi direcionada três metafunções da Gramática do Design visual (Reading Images): Ideacional, Interpessoal e Textual. Com a discussão proposta acerca dos gêneros e a análise do anúncio, percebeu-se que à proporção que esses estereótipos são criados e representados pela mídia, também são evidenciadas pela mídia formas de ser/atuar que a sociedade preconiza, já que estão imbuídos nesses discursos comportamentos, valores e atitudes acerca de um ou outro gênero, formulando posturas de masculinidade ou feminilidade e relações de poder entre eles.
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