Uma questão de perfil: Análise Enunciativa Multimodal de vídeos para avaliar o potencial da Gamificação personalizada em sala de aula
Multimodal Enunciative Analysis of video to evaluate the potential of personalized Gamification in classroom
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.11110Palavras-chave:
Gamificação Personalizada, Teoria da Enunciação, Análise Multimodal Enunciativa, Perfis PsicológicosResumo
O presente trabalho configura-se como uma proposta de análise e aplicação da gamificação personalizada e apresenta os resultados de uma pesquisa e a viabilidade de estratégias de Gamificação em AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), na disciplina de Produção de Textos do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo deste estudo é propor e aplicar um construto teórico-metodológico pensando uma nova proposta: refletir sobre os diferentes perfis psicológicos dos estudantes no ensino a distância (EaD), tendo como base estratégias da Gamificação sob a ótica da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Visando alcançar esse potencial, a metodologia propõe perfilar e analisar trabalhos desenvolvidos de forma presencial e EaD, realizados no segundo semestre de 2019. Nossa Análise Enunciativa Multimodal sugere que quanto maior o uso de suportes multimodais dentro de uma situação de discurso melhor o locutor conseguirá atingir e evocar o alocutário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.