Divulgação científica e ensino de língua portuguesa: reflexões sobre uma proposta de trabalho no ensino médio

reflections on teaching and learning writing in high school

Autores

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa; Gêneros discursivos; Divulgação científica

Resumo

Muitas escolas brasileiras já adotaram uma metodologia de ensino pela pesquisa, contribundo, dessa forma, para o letramento científico dos estudantes. Nesse contexto, é papel da escola básica oferecer oportunidades para que estudantes-pesquisadores, além de divulgarem suas pesquisas para seus pares, possam também divulgá-las a um público não especialista. Este artigo discute os resultados de uma proposta pedagógica que buscou levar a divulgação científica para a sala de aula de língua materna. A proposta, aplicada em uma escola pública de ensino médio técnico, culminou com a produção de um texto pertencente ao gênero discursivo notícia na esfera do jornalismo de divulgação científica. Os resultados evidenciaram a importância de se trabalhar com a divulgação científica e reafirmaram a necessidade de que as propostas de ensino de língua materna estejam vinculados às práticas sociais. Além disso, reforçaram a importância da interação entre professora e estudantes e, também, entre os próprios estudantes.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daiana Campani, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Daiana Campani é doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos e professora na educação básica e no ensino superior. Seus interesses de pesquisa são ensino de língua portuguesa e formação inicial e continuada de professores. 

  • Luciene Juliano Simões, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Luciene Juliano Simões é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, onde atua na linha de pesquisa de Linguística Aplicada e orienta estágios de docência de língua portuguesa na escola básica. Seus interesses de pesquisa são a aprendizagem da língua portuguesa, tanto falada como escrita, e o ensino de língua portuguesa em contextos escolares.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

Divulgação científica e ensino de língua portuguesa: reflexões sobre uma proposta de trabalho no ensino médio: reflections on teaching and learning writing in high school. (2020). Revista Desenredo, 16(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/11472