De inquisidor a pícaro: desvio e desvinculação em Del amor y otros demonios

Autores

  • Felipe França Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Samuel Anderson de Oliveira Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v21i3.16812

Palavras-chave:

Delaura, Desviado, Pícaro, Picaresca

Resumo

Este artigo pretende analisar as mudanças observadas na personagem do padre Cayetano Delaura, quem é designado pelo Bispo Cáceres como investigador do possível caso de possessão demoníaca da menina Sierva Maria, no romance Del amor y otros demonios, do colombiano Gabriel García Márquez. Delaura é apresentado como padre mais próximo do bispo, preferido, de uma formação intelectual invejável, mas o contato com Sierva Maria o converte num desviado, que segundo Maravall (1986) é sinônimo de pícaro, embora nem todo desviado seja um pícaro. O padre passa por uma desvinculação, a mentir, e vai deixando pouco a pouco de ser o membro respeitado no meio eclesiástico, metido agora em seu próprio projeto individual. Muito do que realiza Delaura é inegavelmente picaresco.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe França Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor substituto no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da mesma instituição. Suas pesquisas se concentram no barroco, na picaresca e na tauromaquia na literatura de língua espanhola de modo geral.

  • Samuel Anderson de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor (2013) em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou estágio de pós-doutorado (2019) na Universidade Federal do Ceará, tendo parte da pesquisa realizada na Universidade de Buenos Aires. É Professor Associado da UFRN, onde ministra disciplinas na área de literatura espanhola na graduação em Letras-Espanhol e na área de literatura comparada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. É coordenador do Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-brasileira. Organizou a coletânea de textos "Colóquio Barroco" III (2012) e IV (2017), além dos livros "O eterno retorno do Barroco" (2014), "Saberes e sabores do Barroco" (2017), "Literatura Hispânica em pauta" (2018), "Tradição e contemporaneidade no barroco hispano-americano" (2020) e "Barroco americano: mapas para uma literatura crítica" (2022). É autor dos livros "Gregório de Matos: do Barroco à Antropofagia" (2016) e "Edifício de palavras: Gregório de Matos e seu corpus espanhol" (2017), ambos resultado de sua tese de doutoramento, publicados pela EDUFRN. Atualmente, é vice-diretor do CCHLA e editor-chefe da Revista Odisseia.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

De inquisidor a pícaro: desvio e desvinculação em Del amor y otros demonios. (2025). Revista Desenredo, 21(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v21i3.16812