Reflexões sobre o trabalho docente
Palavras-chave:
ensino como trabalho, trabalho docente, Interacionismo SociodiscursivoResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho docente. Para isso, partimos do pressuposto que a docência é um trabalho. Apesar de parecer uma afirmação óbvia, as pesquisas que analisam as representações do trabalho docente demonstram dificuldades para definir essa profissão e, particularmente, para compreendê-la como um trabalho. Neste artigo, apresentamos as bases do Interacionismo Sociodiscursivo, que é o referencial teórico que utilizamos para a análise do trabalho docente. Essa escolha decorre da importância dada pela teoria ao estudo do papel da prática de linguagem em situações de trabalho, no caso, trabalho docente. Por fim, apresentamos alguns dados decorrentes de uma das ações do Projeto “Representações do Agir docente”, que tem por objetivo analisar as representações do agir docente em textos pertinentes à atividade educacional.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						