A formação do leitor no ensino superior: trajetórias de motivação para a leitura

Autores

  • Dulce Helena Melão Escola Superior de Educação de Viseu Instituto Politécnico de Viseu

Palavras-chave:

Leitor. Ensino superior. Motivação para a leitura. Formação.

Resumo

Este estudo aborda a motivação para a leitura dos estudantes do ensino superior, encarando-a enquanto constructo multidimensional. Foi realizado numa instituição de ensino superior politécnico do centro de Portugal com uma turma do curso de Educação Básica (3.º ano). Considerou-se adequada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O instrumento de recolha de dados foi uma reflexão individual realizada no âmbito do trabalho autónomo dos estudantes. A análise dos dados permitiu-nos compreender a necessidade de realizar programas de formação que possam promover a motivação para a leitura dos estudantes futuros profissionais da Educação, de modo a que tal possa vir a repercutir-se no seu futuro público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dulce Helena Melão, Escola Superior de Educação de Viseu Instituto Politécnico de Viseu
    Doutora em Educação (Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular), tendo como principal interesse de investigação a formação de leitores no ensino superior. Membro do Departamento de Ciências da Linguagem da Escola Superior de Educação de Viseu.

Downloads

Publicado

2017-01-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A formação do leitor no ensino superior: trajetórias de motivação para a leitura. (2017). Revista Desenredo, 12(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/6373