Criança, infância e cidadania: diálogo de inspiração em Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i1.10088

Palavras-chave:

Infância. Cidadania. Paulo Freire.

Resumo

O presente artigo problematiza a relação infância e cidadania a partir de um diálogo de inspiração em Paulo Freire. O intuito é o de apresentar as contribuições da epistemologia desse educador para pensar a constituição da cidadania da infância e a proposição de uma educação infantil cidadã. O diálogo parte dos resultados de uma pesquisa teórica que investiga nas obras de Freire sua compreensão sobre as crianças, as infâncias e a educação das crianças pequenas. Em seus escritos Freire denuncia as formas de opressão as quais estão submetidos meninos e meninas e o quanto o processo educativo revela-se autoritário e antidialógico, silenciando assim suas vozes. Defende as crianças como sujeitos de direitos, dentre eles o direito à palavra e à participação, e propõe que as instituições de educação infantil transformem-se em centros de criatividade, que eduquem para a solidariedade e participação. Conclui-se que, a epistemologia freireana nos remete à compreensão de que educação, cidadania e infância não são apenas conceitos abstratos, mas dimensões de uma práxis crítica e criativa que nos possibilita reconhecer as crianças como cidadãs e com elas construir práticas pedagógicas descolonizadoras.

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Biografia do Autor

  • Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Doutora em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Graduada em Pedagogia e Psicologia. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação - GEPIDE (PPGE-USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire - GEPPF (PPGE-USCS).

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Criança, infância e cidadania: diálogo de inspiração em Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 359–379, 2021. DOI: 10.5335/rep.v28i1.10088. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/10088. Acesso em: 15 out. 2025.