O lugar das práticas curriculares diante do avanço da lógica privada sobre o setor público: o Emiti em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i1.10578

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Práticas curriculares. Ensino integral em tempo integral. Parceria público-privada.

Resumo

Fatores políticos e, principalmente, econômicos têm afetado as políticas educacionais, influenciando o funcionamento dos sistemas de ensino, que numa visão utilitarista e economicista vêm promovendo um avanço da lógica privada sobre o setor público. A questão de pesquisa a ser abordada centra-se no que representa a adoção de uma proposta educacional advinda de uma instituição privada no contexto da educação pública. O presente artigo tem como objetivo discutir o lugar das práticas curriculares dos professores no Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti), considerando a parceria da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina com o Instituto Ayrton Senna (IAS). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de entrevistas com professores de uma escola de Ensino Médio da rede pública do referido estado. O referencial teórico contempla os estudos curriculares no que tange às políticas e às práticas. A discussão está pautada na percepção desses docentes a respeito das suas práticas curriculares diante da proposta do IAS. Os resultados apontam para as dificuldades na adaptação da infraestrutura para viabilização de propostas que não reconhecem as realidades locais e para a restrição da autonomia curricular dos professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Berenice Rocha Zabbot Garcia, Universidade da Região de Joinville (Univille, Brasil)

    Doutora em Educação - Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, Brasil). É professora titular da Universidade da Região de Joinville (Univille, Brasil).

  • Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville (Univille, Brasil)

    Doutora em Educação - Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, Brasil). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville (Univille, Brasil).

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

O lugar das práticas curriculares diante do avanço da lógica privada sobre o setor público: o Emiti em Santa Catarina. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 131–146, 2020. DOI: 10.5335/rep.v27i1.10578. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/10578. Acesso em: 15 out. 2025.