Educação para a convivência ética: uma emergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.11411

Palavras-chave:

Ética, Valores, Educação, Práticas pedagógicas, Formação docente

Resumo

Em tempos de crises em vários campos da vida contemporânea, é urgente afirmar a função da escola em favorecer a construção de valores na constituição de indivíduos solidários, cooperativos, empáticos e justos. O presente texto tem como objetivo apresentar princípios da educação para a convivência ética, mostrando algumas experiências educacionais inspiradoras. Para tanto, descreve relatos de projetos escolares brasileiros e espanhóis levantados a partir de dois estudos descritivos. Os relatos foram coletados por meio de visitas a escolas que desenvolviam práticas de melhoria da convivência e realização de entrevistas semiestruturadas com professores ou equipe diretiva. As ações descritas envolvem o diagnóstico das necessidades escolares com envolvimento da comunidade interna e externa, a sistematização e institucionalização das ações, o desenvolvimento de práticas morais pautadas na gestão democrática e na valorização do protagonismo, e a formação inicial e continuada de docentes e demais membros da comunidade educativa. Mesmo considerando as especificidades de cada instituição aqui citada, sua região ou país de origem, espera-se que as ilustrações trazidas, com destaque para seus princípios e práticas, inspirem reflexões frutíferas sobre a urgência da educação para a convivência ética e modos de organizá-la.

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Biografia do Autor

  • Juliana Aparecida Matias Zechi, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Doutora em Educação pela UNESP. Professora Adjunta do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Membro do GT de Psicologia da Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia  (ANPEPP). Desenvolve pesquisas sobre violência escolar, convivência ética, clima escolar, clima universitário e formação docente. 

     

  • Loriane Trombini Frick, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Educação pela UNESP. Professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. Membro do GT Psicologia da Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve pesquisa sobre bullying, estratégias antibullying, conflitos interpessoais, clima universitário e convivência ética na escola e universidade.

  • Maria Suzana De Stefano Menin, Universidade Estadual Paulista

    Professora Titular aposentada do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus Presidente Prudente. Livre docente e titular pela Unesp, Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro do GT de Psicologia da Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Educação para a convivência ética: uma emergência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1123–1148, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.11411. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11411. Acesso em: 15 out. 2025.