A docência na Educação Infantil COM a Participação das Crianças
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11428Palavras-chave:
Educação Infantil. Docência. Educação Democrática. Direitos. Participação das Crianças.Resumo
A discussão aqui apresentada defende a docência na Educação Infantil com a participação das crianças. Considera que creches e pré-escolas ocupam um espaço fundamental na construção da democracia, quando fomentam relações democráticas nas práticas pedagógicas cotidianas como um modo de vida que insiste na (re)existência e persiste em tecer a vida coletiva e pública inscrita na ética do encontro em contraponto a exclusão. Em uma conjuntura em que a democracia se encontra em um descrédito abissal e a ofensiva aos direitos sociais incide fortemente nos mundos de vida das crianças, consideramos que a temática da educação democrática e da participação infantil ganha especial relevo e precisa de um debate profundo nas instituições de educação infantil, para que seus projetos educativo-pedagógicos e suas práticas sejam pensados à luz de referenciais críticos e inspiradores de novos modos de vida. Essa reflexão profunda terá de enfrentar nosso acanhado modo de sermos democráticos, em um país que não tem o legado de uma experiência efetivamente democrática e que se submete facilmente à sedutora forma de viver ditada pelo mercado, assim como o adultocentrismo existente nas relações pedagógicas; o que desnuda nossa frágil condição que precisa ser assumida por um pensamento rico, forte de contraposição ao que está posto.