“Participar não é só fazer activismo”: olhares de crianças e adolescentes moçambicanos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11429Palavras-chave:
crianças, adolescentes, participação, Moçambique.Resumo
A participação de crianças e adolescentes tem sido geralmente entendida como um envolvimento em processos de tomada de decisão e de acção em contextos públicos. A partir de uma pesquisa visual e participativa em três contextos de Moçambique, o presente artigo apresenta as oportunidades e as barreiras para a participação que crianças e adolescentes encontram nos seus contextos de vida quotidiana, a nível individual, nas relações de pares e na família. Os resultados indicam que, apesar dos desafios enfrentados, a expressão individual, as amizades e o contexto familiar representam espaços significativos para exercer a sua agência e participar no sentido de “tomar parte em” e sentir-se incluídos.
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Publicado
2020-07-28
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
“Participar não é só fazer activismo”: olhares de crianças e adolescentes moçambicanos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 389–405, 2020. DOI: 10.5335/rep.v27i2.11429. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11429. Acesso em: 15 out. 2025.