“Participar não é só fazer activismo”: olhares de crianças e adolescentes moçambicanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11429

Palavras-chave:

crianças, adolescentes, participação, Moçambique.

Resumo

A participação de crianças e adolescentes tem sido geralmente entendida como um envolvimento em processos de tomada de decisão e de acção em contextos públicos. A partir de uma pesquisa visual e participativa em três contextos de Moçambique, o presente artigo apresenta as oportunidades e as barreiras para a participação que crianças e adolescentes encontram nos seus contextos de vida quotidiana, a nível individual, nas relações de pares e na família. Os resultados indicam que, apesar dos desafios enfrentados, a expressão individual, as amizades e o contexto familiar representam espaços significativos para exercer a sua agência e participar no sentido de “tomar parte em” e sentir-se incluídos.

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Biografia do Autor

  • Elena Colonna, Docente da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

    Professora italiana, doutora em Estudos da Criança e especialidade em Sociologia da Infância, pela Universidade do Minho. Docente da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

“Participar não é só fazer activismo”: olhares de crianças e adolescentes moçambicanos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 389–405, 2020. DOI: 10.5335/rep.v27i2.11429. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11429. Acesso em: 15 out. 2025.