Literatura infantil com personagens negras: narrativas descolonizadoras para novas construções identitárias e de mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11440

Palavras-chave:

Literatura infantil contemporânea. Descolonização. Processos identitários. Relações de poder. Negritudes.

Resumo

Este artigo parte de reflexões sobre a fabricação de uma história única, que elege e valoriza determinada cosmovisão em detrimento das outras que compõem a formação histórico-cultural de um povo ou nação, legitimando e transmitindo apenas uma herança cultural. No Brasil, esse discurso tem apresentado o povo negro como escravo, submisso, inferior... Na escola, uma das importantes vias de transmissão de tal narrativa são as histórias nos livros de literatura, que sugerem padrões do que é verdadeiro, bom e bonito, a partir da supremacia branca e heteronormativa. Este artigo analisa e problematiza, de modo interdisciplinar, dois textos da literatura infantil contemporânea que provocam a desnaturalização das narrativas e das relações colonizadoras e dualistas: entre o bem e o mal, o certo e o errado, o belo e o grotesco, o incluído e o excluído. Eles mobilizam discursos de africanidades e negritudes para o empoderamento da criança negra. Conforme observado em pesquisa de campo em escola municipal de educação infantil da cidade de São Paulo, sua leitura por educadoras para crianças pequenas possibilita releituras e reescritas de corpos negros, a partir da interseccionalidade de gênero e de etnicidade, permitindo às (aos) leitoras uma ampliação de visões de si e de mundo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone dos Santos Pereira, Universidade de São Paulo

    Doutoranda no PPG em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (PPGAS FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Professora da Educação Básica.

  • Iracema Santos do Nascimento, Professora doutora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

    Professora doutora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Áreas de pesquisa e atuação: Democracia, Gestão Educacional e Diversidade; Direito à Educação; Educação, Raça e Gênero; Direito à literatura.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Literatura infantil com personagens negras: narrativas descolonizadoras para novas construções identitárias e de mundo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 481–496, 2020. DOI: 10.5335/rep.v27i2.11440. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11440. Acesso em: 15 out. 2025.