Participação infantil na escola do campo: narrativas produzidas em contexto de pesquisa com crianças.
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11441Palavras-chave:
Educação do Campo. Sociologia da Infância. Práticas Pedagógicas. Direito à Educação. Protagonismo Infantil.Resumo
Este trabalho discute resultados de pesquisa sobre a infância camponesa, realizada com crianças, na perspectiva do protagonismo infantil. Tendo a Sociologia da Infância como arcabouço teórico-metodológico, empreendeu-se uma investigação com narrativas, tecidas em grupos focais com 20 crianças de 8 a 10 anos de idade, em escolas do campo localizadas em duas comunidades rurais do Estado do Piauí. As interações, nos grupos focais, foram desencadeadas a partir de fotografias e desenhos produzidos pelas crianças. Os resultados do estudo revelaram o potencial que as crianças têm para participarem ativamente de instâncias decisórias na escola, pois tecem críticas contundentes à forma como esta instituição está organizada, além de apresentarem sugestões viáveis ao aprimoramento das práticas pedagógicas que se realizam em seu interior. Conclui-se que é urgente o reposicionamento das crianças no âmbito escolar, como sujeitos que possuem experiências, pensam e contribuem para a (re)construção do ambiente educativo, como sujeitos de direitos, aptos à participação social.