Literatura infantil digital: leitura na tela e novas formas de socialização na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i1.11488

Palavras-chave:

Literatura infantil digital. Educação Infantil. Comunidade de leitores.

Resumo

O artigoapresenta resultados de uma pesquisa de doutorado e discute a leitura contemporânea e as novas formas de socialização na escola em diálogo com a literatura infantil digital. Como a literatura infantil se apresenta na tela? Que características, recursos e funcionalidades a definem? Como as crianças leem esse dispositivo no espaço coletivo da escola? Como a leitura na tela impacta os processos de socialização na escola? Para responder as questões, foram realizadas ações propositivas a partir da leitura de nove aplicativos literários em uma escola pública federal de Educação Infantil com um grupo de crianças de 5 e 6 anos. O texto está organizado em três partes: na primeira traz considerações sobre literatura infantil digital, em seguida, apresenta instantes que abordam a leitura colaborativa de aplicativos literáriose o compartilhamento de saberesproduzidos por uma comunidade de leitores, por fim, nas considerações finais, discute a experiência de ler e de dialogar sobre o lido.

Palavras-chave:Literatura infantil digital. Educação Infantil. Comunidade de leitores.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaela Vilela, UFRJ

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Literatura infantil digital: leitura na tela e novas formas de socialização na escola. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 221–236, 2021. DOI: 10.5335/rep.v28i1.11488. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11488. Acesso em: 15 out. 2025.