Dispositivo de feminilidade, juventudes e imagens de si como processos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i1.11518

Palavras-chave:

gênero; feminilidade; juventudes; imagens de si; educação

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa na área da Educação, realizada com sete mulheres jovens de uma escola pública, interessada na relação entre as imagens selfies - que são publicadas nas redes sociais. O foco de análise que elegemos diz dos dispositivos de feminilidade e juventude que são acionados e postos em circulação para a construção de imagens de si como mulheres jovens. Isso nos aproxima da perspectiva foucaultiana, entendendo gênero como atravessado por relações de saber-poder e que diz dos processos de subjetivação como processos educativos. Metodologicamente trabalhamos com grupos focais e observação nas páginas do Facebook e Instagram, de maneira que vamos trazer para discussão falas e análises a partir do que foi construído por esses procedimentos metodológicos.

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Biografia do Autor

  • Nathalye Nallon Machado, UFJF

    Doutora em Educação pela UFJF, Mestra em Educação pela UFJF. Professora e Coordenadora da Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora, pesquisadora do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED/UFJF).

  • Anderson Ferrari, UFJF

    Professor associado da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente no PPGE/UFJF, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED/UFJF). Pós doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona/Espanha, Doutor em Educação pela Unicamp, Mestre em Educação pela UFJF.

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Dispositivo de feminilidade, juventudes e imagens de si como processos educativos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 276–296, 2021. DOI: 10.5335/rep.v28i1.11518. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11518. Acesso em: 15 out. 2025.

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