Ética da alteridade: implicações da não-presencialidade na educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.11781

Palavras-chave:

Educação a Distância, Alteridade, Não-presencialidade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as possíveis implicações da não-presencialidade na constituição da alteridade enquanto fundamento da ética nos processos de formação superior a distância. A teoria do filósofo Emmanuel Levinas serve de ancoragem para esta pesquisa a partir da concepção de alteridade, infinita e transcendente, manifestada na epifania do Rosto. A relação face a face entre seres humanos rompe o caráter totalizador da relação de indiferença e intolerância e abre caminho para uma nova relação eu-Outro que considera plenamente a alteridade, respeitando as diferenças. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e se caracteriza como um estudo de cunho teórico, bibliográfico, com abordagem interpretativa crítica. Foi possível verificar que a não-presencialidade, traz implicações para a constituição da alteridade enquanto fundamento ético dos processos de formação superior a distância, associados às relações intersubjetivas, entre professores e alunos. Dessa forma, considera-se que a relação originária corpórea, anterior a não-presencialidade, é uma possibilidade de propiciar alguma rostidade, mesmo sendo ela apenas inicial.

 

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Biografia do Autor

  • Amanda Pires Chaves, PREFEITURA DE LIMEIRA

    Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Limeira. Tem experiência na área de Educação, com pesquisas realizadas principalmente nos seguintes temas: Educação Superior, Docência Universitária, Educação a Distância, Formação de Professores, Educação Física.

  • Pedro L. Goergen, Unicamp

    Professor titular (colaborador) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Educação, Universidade, Ética, Formação de professores e Teoria Crítica.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Ética da alteridade: implicações da não-presencialidade na educação a distância. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1104–1122, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.11781. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11781. Acesso em: 15 out. 2025.