Falta de empatia ao trabalho docente: os dissabores vivenciados pelo professor durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.11797Palavras-chave:
Funções Psicológicas Superiores; Educação; Psicologia Histórico-Cultural; Pandemia; Empatia.Resumo
Este trabalho destaca a importância do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são primordiais para possibilitar ao homem a percepção de si e de suas atitudes na relação com o outro na sociedade. Também explora e denuncia a falta de empatia ao trabalho docente emergido durante a pandemia, além de evidenciar a particularidade da educação escolar para o processo de constituição humana. Em contraposição, oferece um recorte bibliográfico de pesquisas que abarcam a empatia como fator preponderante para o enfrentamento ao adoecimento do professor em épocas de crises e inseguranças pessoais e profissionais. Estas, próprias do cenário atual, denunciaram o desapreço por esse profissional e apresentaram de forma explícita a desigualdade social nos moldes do trabalho remoto. Os pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural fundamentam as análises realizadas no artigo. O interesse no assunto abordado está relacionado a pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Grupo de Estudo e Pesquisas em Psicologia e Educação dessa instituição.