Falta de empatia ao trabalho docente: os dissabores vivenciados pelo professor durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.11797

Palavras-chave:

Funções Psicológicas Superiores; Educação; Psicologia Histórico-Cultural; Pandemia; Empatia.

Resumo

Este trabalho destaca a importância do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são primordiais para possibilitar ao homem a percepção de si e de suas atitudes na relação com o outro na sociedade. Também explora e denuncia a falta de empatia ao trabalho docente emergido durante a pandemia, além de evidenciar a particularidade da educação escolar para o processo de constituição humana. Em contraposição, oferece um recorte bibliográfico de pesquisas que abarcam a empatia como fator preponderante para o enfrentamento ao adoecimento do professor em épocas de crises e inseguranças pessoais e profissionais. Estas, próprias do cenário atual, denunciaram o desapreço por esse profissional e apresentaram de forma explícita a desigualdade social nos moldes do trabalho remoto. Os pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural fundamentam as análises realizadas no artigo. O interesse no assunto abordado está relacionado a pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Grupo de Estudo e Pesquisas em Psicologia e Educação dessa instituição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sonia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutora em Educação (UNICAMP), Mestre em Educação (PUC-SP), Brasil. Professora Pesquisadora Sênior dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do GEPPE – Grupo de Estudo e Pesquisas em Psicologia e Educação da UFMS.

  • Silvia Segovia Araujo Freire, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEdu UFMS

    Doutoranda do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEdu UFMS - Campus Campo Grande, MS. Mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil. Graduada em Psicologia (UFMS). Membro do GEPPE – Grupo de Estudo e Pesquisas em Psicologia e Educação da UFMS

  • Adaline Franco Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutoranda do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEdu UFMS - Campus Campo Grande, MS. Mestre em Ciências aplicadas à Saúde pela Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus Jataí, GO. Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Mineirense  FAMA, Mineiros, GO. Membro do GEPPE – Grupo de Estudo e Pesquisas em Psicologia e Educação da UFMS

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

Falta de empatia ao trabalho docente: os dissabores vivenciados pelo professor durante a pandemia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1070–1086, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.11797. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11797. Acesso em: 15 out. 2025.