A faceta negativa na ação pedagógica e seu caráter formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12234

Palavras-chave:

Herbart; Disciplina formativa; Ética; Conhecimentos e Práticas Educacionais.

Resumo

A presente investigação resulta de uma revisão bibliográfica, de perspectiva epistemológica hermenêutica e analítica. Aborda o tema da dimensão negativa nos processos de formação humana. Tem por objetivo refletir e chamar a atenção para a importância da investigação e compreensão desta faceta da ação pedagógica, suas implicações e presença de modo geral na constituição e existência humana. Pretende oferecer uma reflexão sobre o caráter ontoantropológico da negação no processo de constituição dos sujeitos e sinalizar em que medida a presença da negação pode ser formativa ou prejudicial para o desenvolvimento humano. Para tanto, faz aproximação com o conceito de disciplina formativa da Pedagogia Geral de Johann Friedrich Herbart, que pode ser compreendida como suspensão do habitual, do já aceito, das crenças, proporcionando essencialmente um momento de descontinuidade e abertura para o mundo, permitindo aos sujeitos se tomarem em reflexão e reconstrução, visando o fortalecimento da capacidade de decisão moral. Constata-se assim, que a faceta negativa da ação pedagógica, ao se caracterizar não como negação do sujeito, mas como descontinuidade e consequente estranhamento e perplexidade, proporciona um momento de grande riqueza formativa fundamental para o conhecimento e às práticas pedagógicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Odair Neitzel, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Doutor em Educação (Universidade de Passo Fundo/Universität Kassel). Professor Adjunto na Universidade Federal Fronteira Sul – campus Chapecó.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

A faceta negativa na ação pedagógica e seu caráter formativo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 953–974, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.12234. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12234. Acesso em: 15 out. 2025.