Complexidade, instrução educativa e formação política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12236

Palavras-chave:

Herbart; Interesse múltiplo; democracia; autogoverno.

Resumo

O persente artigo resulta de pesquisa de revisão bibliografia, de perspectiva analítica e hermenêutica. Ocupa-se em reconstruir conceitos fundamentais da teoria pedagógica de Herbart na tentativa de sinalizar para as contribuições deste para a reflexão sobre a formação política dos jovens para conviver, existir e participar das modernas sociedades complexas e democráticas. As sociedades complexas são constituídas por sujeitos orientados por uma pluralidade de perspectivas e formações de pensamento, em constante processo de confronto e deliberação. Cabe a formação política não impor perspectivas aos jovens, mas desenvolver um olhar em múltiplas direções, aberta e garantir e mobilizar os educados que construam perspectivas próprias. Trata-se de pensar a formação através da instrução educativa, principalmente pela formação do interesse múltiplo, como meio de formação política dos jovens para conviver com a diversidade de perspectivas sem ser subjugado ou restringido em sua liberdade de assumir posições diversas. O autor conclui que, apesar de Herbart não ter se ocupado sistematicamente com o tema da formação política, tal tema perpassa sua teoria, podendo ser rastreada em diversas passagens e momentos de sua obra.

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Biografia do Autor

  • Thomas Rucker, Universidade de Berna - Suiça

    Doutor em Educação. Docente de Fundamentos das Ciências da Educação na Universidade de Berna - Suíça.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Complexidade, instrução educativa e formação política. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 929–952, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.12236. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12236. Acesso em: 15 out. 2025.