Complexidade, instrução educativa e formação política
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12236Palavras-chave:
Herbart; Interesse múltiplo; democracia; autogoverno.Resumo
O persente artigo resulta de pesquisa de revisão bibliografia, de perspectiva analítica e hermenêutica. Ocupa-se em reconstruir conceitos fundamentais da teoria pedagógica de Herbart na tentativa de sinalizar para as contribuições deste para a reflexão sobre a formação política dos jovens para conviver, existir e participar das modernas sociedades complexas e democráticas. As sociedades complexas são constituídas por sujeitos orientados por uma pluralidade de perspectivas e formações de pensamento, em constante processo de confronto e deliberação. Cabe a formação política não impor perspectivas aos jovens, mas desenvolver um olhar em múltiplas direções, aberta e garantir e mobilizar os educados que construam perspectivas próprias. Trata-se de pensar a formação através da instrução educativa, principalmente pela formação do interesse múltiplo, como meio de formação política dos jovens para conviver com a diversidade de perspectivas sem ser subjugado ou restringido em sua liberdade de assumir posições diversas. O autor conclui que, apesar de Herbart não ter se ocupado sistematicamente com o tema da formação política, tal tema perpassa sua teoria, podendo ser rastreada em diversas passagens e momentos de sua obra.