Desafios do ensino remoto na docência universitária
experiências e narrativas de professores da pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.12402Palavras-chave:
Ensino remoto. Relação professor e estudante. Docência universitária. Pesquisa (auto)biográficaResumo
A pandemia da corona vírus configurou radicalmente, no âmbito educacional, as formas de se estabelecer comunicação e os processos de ensino e de aprendizagem. O cenário pandêmico fez emergir uma nova didática, e novas formas de relações pedagógicas, sobretudo em se considerando a relação entre alunos e professores. O presente texto foca na problemática das aulas remotas e visa compreender as limitações e potencialidades deste tipo de aula, bem como analisar as relações comunicativas e interações de professores com seus alunos em tempos de pandemia. Quatro professores que atuam em cursos de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública do estado da Bahia participaram da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na abordagem (auto)biográfica, tendo como dispositivo as entrevistas narrativas. Os resultados sugerem que há uma evidente problemática na aula remota que torna grandioso o desafio que professores e estudantes enfrentam para ensinar e aprender. A valorização da profissão docente ficou em evidência, sobretudo pelo reconhecimento de que as tecnologias tornam-se aliadas em situações de aulas remotas, mas não eliminam o protagonismo docente do processo educacional.