Administração escolar: concentração ou desconcentração

Autores

  • Jerônimo Sartori Universidade de Passo Fundo Autor
  • Salete Cleusa Bona Universidade de Passo Fundo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v5i1.14540

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O presente texto aborda, de modo reflexivo e crítico, a temática administração escolar. Tenta sistematizar, teoricamente, os aspectos que podem perpassar um processo democrático e participativo na administração e organização escolar. Coloca alguns aspectos relativos à participação na escola pública como possibilidade de evoluir qualitativamente no processo democrático e participativo e, conseqüentemente, na formação para o exercício da cidadania. Considera a possibilidade de serem alteradas as relações sociais no interior da escola pela elaboração coletiva do projeto político-pedagógico da unidade escolar. Também explicita alguns princípios filosóficos do projeto político-pedagógico que permitem analisar o processo da práxis no contexto intra-escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Como Citar

Administração escolar: concentração ou desconcentração. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 119–127, 2023. DOI: 10.5335/rep.v5i1.14540. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14540. Acesso em: 16 out. 2025.