O debate sobre o estudo científico da educação: ciência pedagógica ou ciência da educação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v10i2.14720Palavras-chave:
Pedagogia. Campo do conhecimento pedagógico. Formação do pedagogo.Resumo
O texto refere-se a questões epistemológicas relacionadas com o campo do conhecimento pedagógico. Aborda a temática em torno do que é a ciência pedagógica, o que a caracteriza, revalorizando-a como campo científico e profissional distinguindo-a das demais ciências da educação. Considera a pedagogia como prática social, destacando o caráter pedagógico presente nos processos educativos. Dedica-se a explicitar quem é o pedagogo, o que deve compor sua formação profissional, e propõe como deve ser o curso de pedagogia. Destaca alguns desafios postos à pedagogia na contemporaneidade. São abordados os seguintes tópicos: o que é a ciência pedagógica e o que caracteriza a existência desse campo, a pedagogia e as ciências da educação, quem é o pedagogo e o que deve compor sua formação profissional, os desafios da pedagogia na conte1nporaneidade.