A metacognição no processo de formação de professores de Ciências/Química: um olhar para o ensino híbrido

Autores

  • Mônica Pereira Alves Autor
  • Welington Francisco Universidade Federal da Integração Latino-Americana Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14749

Palavras-chave:

ensino híbrido, metacognição, formação docente

Resumo

O ensino híbrido (EH) é modalidade de ensino que possui uma ampla gama de modelos e podem proporcionar diferentes experiências de aprendizagem com o auxílio das tecnologias. Diante disso, este trabalho objetivou identificar os tipos de conhecimentos, experiências e habilidades metacognitivas dos/as professores/as, de modo a avaliar as potencialidades e limitações de se trabalhar com o ensino híbrido em sala de aula. Usando de uma pesquisa-ação com a realização de um curso de formação que teve a participação de quatorze professores, sendo a coleta de dados feita pela gravação e transcrição dos encontros. A análise dos resultados evidenciou que os professores possuem conhecimentos declarativos e condicionais sobre o ensino híbrido e sobre a relação com as tecnologias digitais, assim como conseguiram pensar e propor atividades que para incorporá-lo em suas práticas pedagógicas incluindo planejamentos e orientações de tarefas requeridas a partir de sentimentos de conhecimento e de familiaridade, embora ainda apresentem limitações conceituais e das características dos modelos de EH atreladas aos sentimentos de dificuldade. Assim, entende-se que esta proposta de formação docente metacognitiva permitiu uma evolução didática consciente, porém, necessitando explorar mais os diálogos de monitoramento para que o ciclo formativo seja mais eficiente.

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Publicado

2023-05-04

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

A metacognição no processo de formação de professores de Ciências/Química: um olhar para o ensino híbrido. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14749, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14749. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14749. Acesso em: 15 out. 2025.