A delimitação das categorias teóricas na pesquisa sobre políticas públicas de educação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14854Palavras-chave:
Categorias Teóricas, Educação Pública, Políticas Públicas em Educação, Epistemologia, Revisão de LiteraturaResumo
O artigo responde ao problema da fundamentação teórica na pesquisa em políticas públicas educacionais. Apresenta incialmente a definição de categorias teóricas e as condições que a demandam, a exemplo da polissemia e das disputas conceituais. Em seguida, realiza um exercício de delimitação da categoria educação pública, tendo como enfoque epistemológico a historicidade das categorias, numa perspectiva dialética, analisando a evolução do conceito de educação e de interesse público, diacrônica e sincronicamente. Derivado de tal enfoque, opta-se pela revisão de literatura integrativa como opção epistemetodológica, baseada em fontes do campo da educação, da história, da filosofia e das ciências políticas. A educação pública é delimitada segundos os aspectos da intencionalidade, da sistematicidade, de seu caráter público e de vinculação ao Estado. Na conclusão, aponta os ganhos com tal procedimento no avanço da pesquisa em política educacional e da autonomia intelectual e potencial crítico do pesquisador
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