A delimitação das categorias teóricas na pesquisa sobre políticas públicas de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14854

Palavras-chave:

Categorias Teóricas, Educação Pública, Políticas Públicas em Educação, Epistemologia, Revisão de Literatura

Resumo

O artigo responde ao problema da fundamentação teórica na pesquisa em políticas públicas educacionais. Apresenta incialmente a definição de categorias teóricas e as condições que a demandam, a exemplo da polissemia e das disputas conceituais. Em seguida, realiza um exercício de delimitação da categoria educação pública, tendo como enfoque epistemológico a historicidade das categorias, numa perspectiva dialética, analisando a evolução do conceito de educação e de interesse público, diacrônica e sincronicamente.  Derivado de tal enfoque, opta-se pela revisão de literatura integrativa como opção epistemetodológica,  baseada em fontes do campo da educação, da história, da filosofia e das ciências políticas. A educação pública é delimitada segundos os aspectos da intencionalidade, da sistematicidade, de seu caráter público e de vinculação ao Estado. Na conclusão, aponta os ganhos com tal procedimento no avanço da pesquisa em política educacional e da autonomia intelectual e potencial crítico do pesquisador

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Biografia do Autor

  • Alcivam Paulo de Oliveira, Observatório do direito à inclusão e qualidade educativa - OBQUALI/PROEXT/UFAL
    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Consultor externo do Obquali/PROEX/UFAL. Docente magistério superior.

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Publicado

2023-10-29

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

A delimitação das categorias teóricas na pesquisa sobre políticas públicas de educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14854, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14854. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14854. Acesso em: 30 nov. 2025.