O planejamento como estratégia metacognitiva em atividades de modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14922

Palavras-chave:

metacognição, modelagem matemática, planejamento, estratégias metacognitivas

Resumo

O planejamento é objeto de atenção no presente artigo sob a perspectiva da metacognição. A investigação é orientada pela pergunta: O planejamento em atividades de modelagem matemática é mediado por estratégias metacognitivas? A análise é pautada em uma pesquisa empírica realizada com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, bem como em um quadro teórico relativo à metacognição, modelagem matemática e suas interlocuções já reconhecidas. O processo analítico, alinhado com características da pesquisa qualitativa, permite identificar que o planejamento, estendendo-se pelas diferentes etapas de uma atividade de modelagem, é marcado pelo pensamento antecipatório e inclui o que fazer, como fazer e quando fazer. Os dados obtidos em diálogo com o que se reconhece na literatura permitem caracterizar seis estratégias metacognitivas em que se ancora o planejamento dos alunos em atividades de modelagem matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

    Possui Licenciatura em Matemática pela UNIOESTE, Mestrado em Matemática pela UEL, Doutorado em Engenharia de Produção na UFSC. No Pós-Doutorado na UFSC estudou o uso da linguagem em Matemática na perspectiva de Wittgenstein. É professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1985. Atua no curso de graduação em Matemática e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. 

  • Élida Maiara Velozo de Castro, Universidade Estadual do Paraná

    Possui graduação em Matemática e Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Guairacá, Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UNICENTRO e doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática. Pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). 

Downloads

Publicado

2023-07-20

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

O planejamento como estratégia metacognitiva em atividades de modelagem matemática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14922, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14922. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14922. Acesso em: 15 out. 2025.