O planejamento como estratégia metacognitiva em atividades de modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14922Palavras-chave:
metacognição, modelagem matemática, planejamento, estratégias metacognitivasResumo
O planejamento é objeto de atenção no presente artigo sob a perspectiva da metacognição. A investigação é orientada pela pergunta: O planejamento em atividades de modelagem matemática é mediado por estratégias metacognitivas? A análise é pautada em uma pesquisa empírica realizada com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, bem como em um quadro teórico relativo à metacognição, modelagem matemática e suas interlocuções já reconhecidas. O processo analítico, alinhado com características da pesquisa qualitativa, permite identificar que o planejamento, estendendo-se pelas diferentes etapas de uma atividade de modelagem, é marcado pelo pensamento antecipatório e inclui o que fazer, como fazer e quando fazer. Os dados obtidos em diálogo com o que se reconhece na literatura permitem caracterizar seis estratégias metacognitivas em que se ancora o planejamento dos alunos em atividades de modelagem matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lourdes Maria Werle de Almeida, Élida Maiara Velozo de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.