Desafios e oportunidades na implementação da cultura maker nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.15995

Palavras-chave:

aprendizagem maker, gestão escolar, formação de educadores

Resumo

O artigo explora a ligação entre a gestão escolar e a implementação de práticas pedagógicas maker. O objetivo é analisar como a gestão escolar pode otimizar ações educativas e enfrentar desafios dessa implementação. Para realizar a investigação foi adotada a pesquisa qualitativa e quantitativa, a qual  utilizou questionários e entrevistas com educadores da Educação Básica. Os questionários foram analisados segundo a teoria de categorização de Bardin (2016) e as entrevistas possibilitam aprofundar as percepções dos educadores. Os resultados mostram que as escolas buscam incluir espaço maker para ampliar projetos e preparar estudantes, mas enfrentam desafios como falta de recursos e apoio institucional. Ao final, o estudo propôs Canvas CEME como recurso para auxiliar gestores na implementação da cultura maker nas escolas. A pesquisa destaca a importância da formação docente e do fortalecimento da integração com os projetos pedagógicos institucionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Costa Arusievicz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutoranda em Informática na Educação – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) do Centro Interdisciplinar em Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Informática na Educação (IFRS-Campus Porto Alegre), Especialista em Alfabetização (PUCRS), Extensão em STEAM Teaching for the 21st Century (Stanford University), Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (PUCRS). Atua na coordenação de tecnologias educacionais em programas de contraturno escolar, ensino médio e educação de jovens e adultos. Membro do Grupo de Pesquisa Trajetórias de Aprendizagem em Hiperdocumentos Ubíquos (TRAPHU).

  • Silvia de Castro Bertagnolli, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre (IFRS)

    Possui graduação em Informática Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente, é professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no campus Porto Alegre. Atuou em pesquisas na área de Educação a Distância desenvolvendo projetos de pesquisa com objetos de aprendizagem. É membro suplente do comitê de assessoramento da FAPERGS na área de educação. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2 desde 2021. Participa de pesquisas relacionadas a metodologias ativas (ABP, Design Thinking, SAI, GBL), desenvolvimento de cursos MOOC, tecnologias assistivas, pensamento computacional, jogos educacionais e robótica educacional usando a plataforma Arduino e Raspberry Pi. É articuladora do Núcleo da Região Metropolitana de Porto Alegre da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

  • André Peres, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre (IFRS)

    Doutor em Segurança Computacional, professor do IFRS no Mestrado Profissional em Informática na Educação, Técnologia em Sistemas para Internet e Técnico em Redes de Computadores, coordenador do fab lab Poalab e articulador do Núcleo Porto Alegre da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Downloads

Publicado

2025-04-05

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Desafios e oportunidades na implementação da cultura maker nas escolas . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e15995, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.15995. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15995. Acesso em: 15 out. 2025.