Desafios e oportunidades na implementação da cultura maker nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.15995Palavras-chave:
aprendizagem maker, gestão escolar, formação de educadoresResumo
O artigo explora a ligação entre a gestão escolar e a implementação de práticas pedagógicas maker. O objetivo é analisar como a gestão escolar pode otimizar ações educativas e enfrentar desafios dessa implementação. Para realizar a investigação foi adotada a pesquisa qualitativa e quantitativa, a qual utilizou questionários e entrevistas com educadores da Educação Básica. Os questionários foram analisados segundo a teoria de categorização de Bardin (2016) e as entrevistas possibilitam aprofundar as percepções dos educadores. Os resultados mostram que as escolas buscam incluir espaço maker para ampliar projetos e preparar estudantes, mas enfrentam desafios como falta de recursos e apoio institucional. Ao final, o estudo propôs Canvas CEME como recurso para auxiliar gestores na implementação da cultura maker nas escolas. A pesquisa destaca a importância da formação docente e do fortalecimento da integração com os projetos pedagógicos institucionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Costa Arusievicz, Silvia de Castro Bertagnolli, André Peres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.