Desenvolvimento Profissional Docente no campo da Educação Física

análise acerca das intencionalidades que levam professores a engajarem-se em processos de formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16350

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Formação Continuada, Educação Física escolar, Prática Pedagógica, Formação de Professores

Resumo

Objetivou-se analisar as intencionalidades que levam professores de Educação Física a engajarem-se em processos de formação continuada ao longo de suas trajetórias profissionais, compreendendo de que forma são constituídas as dinâmicas de Desenvolvimento Profissional Docente. Para isso, seis professores de Educação Física envolvidos em uma comunidade de prática e formação do Estado de São Paulo participaram de entrevistas por meio de suas trajetórias de vida. Os resultados, submetidos à Análise de Conteúdo, culminaram em quatro categorias: 1) Necessidades de suplantar possíveis defasagens dos cursos de formação inicial; 2) Necessidades de desenvolver práticas pedagógicas inovadoras; 3) Importância do desenvolvimento de processos de trocas de experiências entre pares; 4) Distanciamentos e falta de pertencimento com o campo acadêmico. Conclui-se que apesar de expressarem dinâmicas complexas que envolvem diferentes disposições e intencionalidades, os processos formativos em serviço desempenham um papel fundamental na busca pelo Desenvolvimento Profissional Docente no campo da Educação Física.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual de Campinas

    Bacharel  e Licenciado  em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista, UNESP Rio Claro e em Pedagogia. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Doutor em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro, com estágio de pesquisa na Université de Montréal - UdeM - Canadá. Atualmente é professor doutor vinculado ao Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada - DEAFA, na Faculdade de Educação Física - FEF, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. 

  • Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro

    Professor Associado, Departamento de Educação - Universidade Estadual Paulista [UNESP/Rio Claro (RC)]. Livre-Docência - UNESP-RC; Doutorado em Educação/FE-USP - bolsa CAPES; Mestrado em Educação/UFSCar - bolsa CAPES, Graduação em Educação Física e Pedagogia - PIME-Assis e Letras UNESP/Assis.

Downloads

Publicado

2025-06-19

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Desenvolvimento Profissional Docente no campo da Educação Física: análise acerca das intencionalidades que levam professores a engajarem-se em processos de formação continuada. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16350, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16350. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16350. Acesso em: 15 out. 2025.