Desenvolvimento Profissional Docente no campo da Educação Física
análise acerca das intencionalidades que levam professores a engajarem-se em processos de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16350Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente, Formação Continuada, Educação Física escolar, Prática Pedagógica, Formação de ProfessoresResumo
Objetivou-se analisar as intencionalidades que levam professores de Educação Física a engajarem-se em processos de formação continuada ao longo de suas trajetórias profissionais, compreendendo de que forma são constituídas as dinâmicas de Desenvolvimento Profissional Docente. Para isso, seis professores de Educação Física envolvidos em uma comunidade de prática e formação do Estado de São Paulo participaram de entrevistas por meio de suas trajetórias de vida. Os resultados, submetidos à Análise de Conteúdo, culminaram em quatro categorias: 1) Necessidades de suplantar possíveis defasagens dos cursos de formação inicial; 2) Necessidades de desenvolver práticas pedagógicas inovadoras; 3) Importância do desenvolvimento de processos de trocas de experiências entre pares; 4) Distanciamentos e falta de pertencimento com o campo acadêmico. Conclui-se que apesar de expressarem dinâmicas complexas que envolvem diferentes disposições e intencionalidades, os processos formativos em serviço desempenham um papel fundamental na busca pelo Desenvolvimento Profissional Docente no campo da Educação Física.
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