Deixa eu brincar! A busca por superar os desafios enfrentados na alfabetização pós-pandemia

aliando o lúdico nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16449

Palavras-chave:

Educação Infantil, Anos Iniciais, ludicidade, alfabetização

Resumo

Este artigo aborda as vivências, os desafios e as reinvenções do professor-pesquisador na volta às aulas presenciais, após dois anos de pandemia de Covid-19. Diante das dificuldades de aprendizagem e do uso da ludicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob uma ótica qualitativa, investiga-se e observa-se, a partir da pesquisa-ação, a seguinte problemática: como é possível alavancar o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com auxílio da ludicidade? Os objetivos deste estudo são apresentar alguns aspectos sobre ludicidade na transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais, bem como relatar algumas vivências na retomada das aulas presenciais, refletindo sobre a teoria e a prática da relação entre o brincar e a alfabetização. Os resultados indicam que o professor, além de ser brincante e reflexivo em sua prática diária, deve estar em constante processo de atualização de seus aportes teóricos. Além disso, os achados evidenciam que diálogo e respeito com o tempo do outro e com as diversidades e adversidades são aspectos fundamentais para a transição entre a Educação Infantil e Anos Iniciais. Nesse cenário de transição, o lúdico constitui um dos principais aliados no ciclo da alfabetização dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Medianeira da Silva Reis, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Educação (UFSM). Pesquisadora, professora e gestora da Educação Básica do RS.

  • Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    PhD em Educação (UFSM e Unisinos), Doutorado em Educação (Unisinos). Pesquisador e professor colaborador do PPGEDU da Unisinos.

  • Fabiana Regina da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em História (UFSM). Pesquisadora, professora e gestora da Educação Básica do RS. 

Downloads

Publicado

2025-02-14

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Deixa eu brincar! A busca por superar os desafios enfrentados na alfabetização pós-pandemia: aliando o lúdico nos anos iniciais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16449, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16449. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16449. Acesso em: 15 out. 2025.