Deixa eu brincar! A busca por superar os desafios enfrentados na alfabetização pós-pandemia
aliando o lúdico nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16449Palavras-chave:
Educação Infantil, Anos Iniciais, ludicidade, alfabetizaçãoResumo
Este artigo aborda as vivências, os desafios e as reinvenções do professor-pesquisador na volta às aulas presenciais, após dois anos de pandemia de Covid-19. Diante das dificuldades de aprendizagem e do uso da ludicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob uma ótica qualitativa, investiga-se e observa-se, a partir da pesquisa-ação, a seguinte problemática: como é possível alavancar o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com auxílio da ludicidade? Os objetivos deste estudo são apresentar alguns aspectos sobre ludicidade na transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais, bem como relatar algumas vivências na retomada das aulas presenciais, refletindo sobre a teoria e a prática da relação entre o brincar e a alfabetização. Os resultados indicam que o professor, além de ser brincante e reflexivo em sua prática diária, deve estar em constante processo de atualização de seus aportes teóricos. Além disso, os achados evidenciam que diálogo e respeito com o tempo do outro e com as diversidades e adversidades são aspectos fundamentais para a transição entre a Educação Infantil e Anos Iniciais. Nesse cenário de transição, o lúdico constitui um dos principais aliados no ciclo da alfabetização dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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