Ensino por Investigação: diálogo entre empreendedorismo e o filme “Joy”

diálogo entre empreendedorismo e o filme “Joy”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16674

Palavras-chave:

Tendência de Ensino, Educação Financeira, Novo Ensino Médio

Resumo

Este estudo investigou como o ensino por investigação pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e de competências empreendedoras entre estudantes do Ensino Médio, considerando como problema central a dificuldade recorrente dos alunos em relacionar conceitos de educação financeira e empreendedorismo às suas realidades socioeconômicas. A partir da utilização do filme “Joy: O Nome do Sucesso” como recurso didático, buscou-se analisar de que maneira essa abordagem favorece a compreensão do tema. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, desenvolvido em cinco encontros consecutivos com 30 estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio. A produção de dados ocorreu por meio de observação participante e diário de bordo, posteriormente submetidos a análise interpretativa orientada pela literatura da área. Os resultados evidenciaram ampliação do engajamento, maior capacidade de identificação de características empreendedoras e estabelecimento de relações entre os desafios da protagonista e as vivências dos estudantes. A intervenção demonstrou impacto positivo ao mobilizar reflexões sobre inovação, resiliência e tomada de decisão, indicando que o ensino por investigação constitui um recurso eficaz para aproximar conteúdos de educação financeira do cotidiano dos alunos e favorecer aprendizagens significativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nara Souza e Souza, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus/AM – Brasil

    Professora de Matemática e Educação Financeira (SEDUC/AM) e mestranda no Programa de Pós-graduação de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC) da Universidade do Estado do Amazonas.

  • Luciane Lopes de Souza, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus/AM – Brasil

    Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1995; 1998). Mestrado em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi/UFPA (1999) e o Doutorado na mesma instituição em 2006. Desde agosto de 2004 é professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Está fazendo o estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra (Portugal), no Centro de Investigação de Antropologia e Saúde (CIAS), e é Coordenadora Institucional do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UEA, além de docente permanente do PPGEEC da UEA

  • Raimundo Correa de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus/AM – Brasil

    Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade Ferderal de Pernambuco. Atualmente é professor associado, pesquisador da Universidade do Estado do Amazonas e coordenador do programa de mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – PROFNIT da Universidade do Estado do Amazonas.

  • Silvia Regina Freitas, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus/AM – Brasil

    Graduada em Ciências Biológicas, nas modalidades Bacharelado em Genética (1998) e Licenciatura (2002), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2002, concluiu o Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (PGBCM/IOC/Fiocruz). No período de 2002 a 2006 desenvolveu seu doutorado pelo PGBCM/IOC/Fiocruz. Entre os anos de 2008 e 2010 realizou o estágio de pós-doutoramento pelo departamento de Cardiopneumologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP). Desde março de 2013 é professora da Universidade do Estado do Amazonas, onde atuou no Centro de Estudos Superiores de Tefé/CEST (2013-2014) e na Escola Superior de Ciências da Saúde/ESA (desde 2023). Atualmente, é docente e na Escola Normal Superior e pesquisadora permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA).

Downloads

Publicado

2025-12-05

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Ensino por Investigação: diálogo entre empreendedorismo e o filme “Joy”: diálogo entre empreendedorismo e o filme “Joy”. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16674, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16674. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16674. Acesso em: 15 jan. 2026.