A educação libertadora de mulheres por meio da EJA

relatos de Cartas Pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16695

Palavras-chave:

Análise, Cartas pedagógicas, Cartas

Resumo

Este ensaio trata-se de uma análise de seis cartas pedagógicas recebidas entre outubro e novembro de 2023, após o envio de uma carta convite às mulheres egressas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que cursam pedagogia. As cartas foram inspiradas pela obra de Paulo Freire em especial pelos escritos epistolares presentes em "Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos" apresentam relatos de vida acadêmica e pessoal de mulheres que concluíram a (EJA) e ingressaram na universidade. O estudo enfatiza a importância da metodologia freiriana na EJA, que valoriza a experiência de vida de alunos e alunas e promove uma educação libertadora e transformadora. As cartas analisadas revelam como a educação impactou positivamente a vida dessas mulheres proporcionando lhes novas oportunidades e destaca as dificuldades e superações enfrentadas por estas mulheres em suas trajetórias educacionais e pessoais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Caetano da Rosa, Universidade Federal do Pampa, Jaguarão/RS

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (2022); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pampa (2025).

  • Ana Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pampa, Jaguarão/RS

    Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia séries iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1992); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008).

Downloads

Publicado

2025-11-26

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

A educação libertadora de mulheres por meio da EJA: relatos de Cartas Pedagógicas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16695, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16695. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16695. Acesso em: 30 nov. 2025.