Currículos multirreferenciais e formação docente

possibilidades para a escola do presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17378

Palavras-chave:

Formação docente, Políticas educacionais, Currículo

Resumo

A partir de duas pesquisas, este artigo explora as composições éticas, estéticas e políticas que atravessam o currículo escolar contemporâneo. Utiliza a bricolagem como recurso metodológico potente, por aproximar campos epistemológicos diversos sem perder o rigor teórico-conceitual. Por meio da conjunção das duas pesquisas, uma de natureza bibliográfica, que estudou currículos multirreferenciais, e outra, que colocou professores de uma escola pública em conversação, aponta para a importância de que o estudo acumulado sobre o currículo integre a formação continuada de professores, alargando suas possibilidades de atuação profissional e suas práticas junto aos estudantes. Conclui que os currículos multirreferenciais e a formação docente são caminhos possíveis para a escola contemporânea, constituindo sujeitos críticos e éticos, capazes de estabelecer relações de acolhimento e de respeito consigo, com o outro e com o mundo, nestes tempos em que a produtividade, o individualismo e o consumismo invadem a vida e o campo educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviane Klaus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS - Brasil

    Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

  • Maria Alice Gouvêa Campesato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS - Brasil

    Doutora em Educação (Unisinos). Bolsista Capes-Print, com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal (2020). Mestre em Gestão Educacional (Unisinos). Professora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional (Unisinos). Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana, Gestão e Docência na Educação Básica. Integra o Grupo de Pesquisa Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação na Gestão e nas Práticas Pedagógicas.

  • Ana Paula Marques Pereira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS - Brasil

    Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Atualmente é Diretora de Unidades Escolares na Bahia e Minas Gerais, com atuação em inovação curricular, formação de professores e planejamento estratégico.

Downloads

Publicado

2025-12-07

Edição

Seção

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Como Citar

Currículos multirreferenciais e formação docente: possibilidades para a escola do presente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17378, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17378. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17378. Acesso em: 15 jan. 2026.