As influências do neoliberalismo na Base Nacional Comum Curricular e os desafios à Educação do Campo na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17391

Palavras-chave:

educação do campo, política curricular, contexto amazônico

Resumo

Este estudo analisa as influências do neoliberalismo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos sobre a Educação do Campo na Amazônia. Metodologicamente, adotou-se uma análise teórico-documental fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, o levantamento incluiu leitura da introdução e dos fundamentos pedagógicos da BNCC junto a um tratamento bibliográfico de caráter ensaístico sobre neoliberalismo e Educação do Campo, possibilitando apreender as contradições e mediações presentes no currículo. Os resultados evidenciam que a imposição de um modelo curricular padronizado, reforça a despolitização da escola do campo, desconsiderando a luta histórica dos trabalhadores e suas demandas por justiça social, terra e cultura. Portanto, ao consolidar um projeto educacional neoliberal, a BNCC reafirma o papel da escola como instrumento de adaptação funcional ao capital, formando sujeitos conformados com a ordem social vigente, marcados pela visão individualista e competitiva, distantes do protagonismo coletivo e da consciência de classe nos territórios das Águas Terras e Florestas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Bagata Tavares, Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM - Brasil

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Linha de pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia, Mestre em Educação pelo mesmo programa e universidade. Licenciado em Pedagogia pela mesma universidade (2022), no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ-UFAM). Integra os Grupos de Pesquisa, Educação do Campo: Currículo e Formação de Professores/as na Amazônia (GPECAM) e CANOA. Participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2018-2020) e do Programa Residência Pedagógica (2020-2022), foi participante dos projetos de extensão: representações textuais e pictóricas do Indígena em espaço escolar (2019), sabor de leitura no parque (2021) e do projeto, Coronavírus e o processo ensino e aprendizagem: produção de documentário a partir do relato de experiências docentes (2021-2022). Foi bolsista na iniciação científica com pesquisas sobre Educação do Campo, leitura, escrita e multiletramentos (2020-2022), ganhou prêmio professor Abraham Moisés Cohen por ter se destacado como melhor projeto do programa de Iniciação Científica, na área de ciências humanas (2021). Participou como professor formador no Programa Escola da Terra da UFAM (2024). Atualmente realiza estudos voltados à Política Pública de Educação do Campo e seus desdobramentos na Educação Básica do contexto amazônico.

  • Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM - Brasil

    Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra (2013 até hoje). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds. Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Edição

Seção

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Como Citar

As influências do neoliberalismo na Base Nacional Comum Curricular e os desafios à Educação do Campo na Amazônia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17391, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17391. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17391. Acesso em: 15 jan. 2026.