Territorialidade e Diversidade no Currículo: Dimensões Sociais, Culturais e Econômicas da Prática Pedagógica Inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17654

Palavras-chave:

Justiça social, Saberes locais, Emancipação

Resumo

O estudo analisa as implicações da territorialidade e da diversidade no currículo para a construção de uma prática pedagógica inclusiva. Com abordagem qualitativa de caráter crítico-interpretativo, utilizou a análise de conteúdo aplicada a documentos oficiais, produções acadêmicas e currículos escolares. Os resultados mostram que as dimensões social, cultural e econômica da inclusão curricular estão interligadas e não se manifestam de forma independente. Quando não consideradas no currículo, contribuem para a manutenção de desigualdades. Na escola urbana periférica, as condições socioeconômicas influenciam diretamente o acesso e a permanência dos estudantes. Já na escola rural, a desvalorização dos saberes locais gera tensões culturais e fragiliza o processo de emancipação social. Conclui-se que currículos inclusivos devem valorizar territorialidades, flexibilizar práticas pedagógicas e formar professores críticos, capazes de transformar desigualdades em oportunidades educativas e promover justiça social.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcilene Damasceno Xavier, Universidade Federal do Pará, Belém/PA - Brasil

    Mestranda em Estudos Antrópicos da Amazônia. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Possui pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Educação Superior de Paragominas (FACESP); em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade do Leste Mineiro (FACULESTE); em Educação do Campo pela Faculdade do Leste Mineiro (FACULESTE); e em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) também pela Faculdade do Leste Mineiro (FACULESTE).Atualmente, exerce a função de Vice-diretora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José João de Melo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, e interesse nas áreas de Educação Especial Inclusiva.

  • Carlos José Trindade da Rocha, Universidade Federal do Pará, Belém/PA - Brasil

    Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas; Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática; Mestrado em Ciência de la Educación; Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Especialista em Educação Social para Juventude; Licenciatura plena em Ciências da Natureza/Quimica e Licenciatura em Pedagogia. Pós-doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professor pesquisador do mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA); Professor efetivo da SEDUC/PA. Autor de livros, artigos e diversos trabalhos na área de Educação e Ensino.

Downloads

Publicado

2025-12-13

Edição

Seção

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Como Citar

Territorialidade e Diversidade no Currículo: Dimensões Sociais, Culturais e Econômicas da Prática Pedagógica Inclusiva. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17654, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17654. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17654. Acesso em: 15 jan. 2026.